quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Terra da Folia

O povo Brasileiro é considerado um dos mais festeiros. O feriado de Carnaval - que costuma ser prolongado - é um dos mais aguardados. Nunca passei a data fora do estado do Rio de Janeiro. Estou sempre por aqui, no Rio mesmo, ou em alguma cidadezinha do litoral e posso dizer que pelo menos aqui, a semana do Carnaval é completamente morta, no que se diz respeito à trabalho, vale a pena ressaltar! Quase ninguém trabalha. Os comerciantes criam um esquema de horários diferentes, alguns nem abrem seus estabelecimentos.
É nessa época do ano, entre fevereiro e março, que recebemos o maior número de turistas nacionais e internacionais. Pessoas chegam ansiosas para conhecer as belezas de uma cidade, conhecida mundialmente como maravilhosa. Prá megulhar no mundo de fantasia que engloba os, cada vez mais, luxuósos desfiles de escolas de samba.
Tanto dinheiro é investido em Carnaval aqui no Brasil. Aqui no Rio!
Eu, dessa vez não viajei. Fiquei com uns amigos por aqui e todos os dias fomos à um bloco diferente.

Costumo levar máquina fotográfica prá todo lugar em que eu esteja com meus amigos. Em um dos dias de "folia", me deparei com essa realidade:


Duas crianças, provavelmente irmãos, catando latinhas em meio a um bando de gente pulando, cantando, gritando, rindo, bebendo...
Como elas, várias outras pessoas, crianças ou não, estavam na mesma situação. Enquanto a gente espera ansiosamente por esses 5 dias, prá poder descansar ou brincar, eles agradecem por poderem recolher um número muito maior de latinhas. Não existe feriado prá eles.

Me senti um lixo naquela hora, mas no dia seguinte estava pulando meu Carnaval, como se não tivesse visto nada, como qualquer outro Brasileiro egoísta.

3 comentários:

Paulo disse...

Post muito bem escrito, Dani!
Me deixou com um gosto amargo na boca, pensando no meu próprio egoísmo. Parabéns!

Beijo enormeeee!!!

Val disse...

Sim, ótimo post!
É triste né perceber o quão egoístas podemos ser, é fácil esquecer a dor qdo ela não é nossa!!!
Bjs!!!

Dani disse...

Nao acredito!!!
Val de voltaaaaa!

UHUL!
TE AMO, AMIGA!