domingo, 27 de julho de 2008

O que é humildade!?


Eu disse que não sairia de casa por nada este fim de semana, a não ser que, fosse para ver o Batman, certo? Pois é. Só que, rolou uma social na casa do Thiago na sexta à noite, que por acaso é em frente ao meu prédio. Então, lá fui eu...

Amigos, cerveja, refrigerante, pizza, música e conversas. Muito bom.

O problema é que eu fiquei encucada com um assunto que saiu lá. Até agora!!! Aí, vim aqui saber o que vocês acham sobre o assunto. Porque o Daniel, quis acabar com o significado da palavra humildade, que eu carrego comigo, desde que, comecei a usar a bendita palavra.

1º - Humildade é uma virtude;
2º - Humildade é um defeito;
3º - N. R. A.

Vou tentar transcrever o pedaço da conversa prá vocês:

Dani: - Ah, eu gosto de fulano!
Daniel: - Tudo bem, cada um tem um gosto...
Dani: - E tipo, é um cara bem humilde! Eu acho isso legal.
Daniel: - O que !?!?!? Humilde é tudo que ele não é.
Dani: - Como assim Daniel? O cara tem grana prá cara..., e nem por isso, parece querer mostrar que é superior e se exibir!
Daniel: - Você tá maluca, Dani! Só pode. A partir do momento que o cara tem aquele carro e usa aquelas roupas, ele já deixou de ser humilde faz tempo.
Dani: - Ah não...Pera lá!! O cara não pode usar as coisas que ele comprou graças as trabalho dele?
Daniel: - Eu disse isso? Não! Claro que ele pode usar. E deve, até. Ele veio de baixo, e conquistou isso tudo. Se eu fosse ele, seria muito pior. Mostraria muito mais. Só que, o fato de ele usar essas coisas caras, faz com que ele não seja humilde. E alias, eu não acho que humildade seja adjetivo prá ninguém. A pessoa não deve ser humilde nunca! Ser humilde mostra que você tá sempre conformado com a sua situação. Não mostra ambição. Sei lá, mostra uma coisa pequena, medíocre... Eu acho é que ele tá é muito certo.
Dani: - Eita. Prá mim, humildade tá relacionado a pessoa ter algo e não cagar na cabeça dos outros por isso. Mesmo que tenha ou esteja numa situação superior, tratar as pessoas de igual prá igual.
Gisele: - Eu sempre pensei isso também, Dani.
Dani: - Então, Daniel. Você tá viajando...
Daniel: - Ah é? Então, me explica uma coisa; Porque as pessoas usam humildade como sinônimo de pobreza? " Aquela família é bem humilde!" hein ? Humildade é relacionada pobreza sim... Seja de grana ou espírito. Eu acho que a pessoa não pode ser humilde. É claro que não é legal pisar nos outros. Eu entendo isso que vocês estão falando, mas só acho que não tem relação nenhuma com humildade. Os humildes são fracos.

******************

Depois lembrei de uma conversa que tive com um amigo há algum tempo.

Dani: - E ae, gostou da música?
L.F. : - NOSSA! Você canta muito, Dani!
Dani: - Menos, bem menos, fio... Eu canto prá me divertir. Tem muita coisa que devia melhorar...
L.F. : - Fia, não faz isso não! Não pode ser humilde assim. Humildade é prá gente fraca.

******************


Tão entendendo a minha confusão?
E ae????? O que é humildade?

Musica do post: Come as you are - Nirvana!



10 comentários:

Unknown disse...

Caramba, logo eu a primeira?
Pois é, humildade, não sei se se trata de pobreza ou fraqueza, mas penso que as pessoas devem tratar os semelhantes de forma igual, não pisar nas outras e nem tão pouco se considerarem superiores.
Acho que devemos nos dar o devido valor e ao próximo também.
Este é o meu pensamento.
bjus, te amo

Paulo disse...

Na minha opinião, usam a palavra humildade de forma equivocada, não só no Brasil, mas na América Latina. E isso tem herança na esquerda burra do século passado, apoiado até pelo léxico, mas não vem ao caso no comentário de hoje.
Muitos usam a palavra humildade como sinônimo de pobreza, ou pior, subserviência. Se for seguir o dicionário, está até certo. Mas outras pessoas usam a palavra como ausência de orgulho, o que é uma coisa bem diferente. Daí o impasse. Na verdade, eu acho que é mais uma questão de você definir o que humildade significa pra você, e fazer seus julgamentos baseado nesse critério. Infelizmente, até a Língua Portuguesa foi corrompida por supostos pensadores do passado, então não dá nem para se basear no dicionário.

Se você quer saber a minha definição de humildade, é uma pessoa que admite que existam outros melhores que ele, e que tenta aprender com isso, alguém que não se cega pela arrogância.

Beijos!

Murdock disse...

Acho que a questão aí é o conceito de humildade. Ele fala em humildade como oposto de riqueza. Você fala em humildade como oposto de arrogância. O Michaellis define:
hu.mil.da.de
sf (lat humilitate) 1 Virtude com que manifestamos o sentimento de nossa fraqueza. 2 Modéstia. 3 Pobreza. 4 Demonstração de respeito, de submissão. 5 Inferioridade.

Acho que esse conceito de humildade como virtude veio com o cristianismo. Se não me engano Nietzsche fala que não devemos ser humildes. Acho que é um conceito bem ambíguo e, de certa forma, concordo com você e com meu xará rsrs.

Bj

Patricia disse...

Olha, depois de todos esses comentários,não há nada mais a dizer. só que concordo com eles.

Beijos!

Marcelo disse...

Certa vez um mestre espírita me disse que não existem pessoas realmente humildes.
Que essa busca será sempre eterna e que todos temos nossa arrogância intrínseca.
Acredito nele, e acredito mais ainda que a minha humildade limita-se às minhas convicções nem sempre corretas.

Beijos

dessa... disse...

como disse o paulo, é uma pessoa que sabe que tem outros melhores que ela...
mas que também tem certeza que é melhor que outros e nem por isso vai pisar na cabeça dessas pessoas...

uma vez ouvi que quem acha que tem humildade é pq já a perdeu...

e não deixa de ser.

beijo beijo!

Manô disse...

Concordo com o Paulo, com a Dessa, e com quem mais teve a mesma linha de raciocínio.

Ser humilde é reconhecer suas fraquezas, é saber que tem gente melhor que a gente, é ter e não esbanjar e ficar se fazendo na frente dos outros, é não usar de posição social para humilhar os demais.

Humildade como pobreza? Sei lá... tem tanta palavra com mais de um significado... depende da conotação.

Beijos Dani, adorei este post!

Borboleta disse...

E agora, hein? Que difícil... e me senti desafiado (rssss).
Há um grande autor francês, André Comte Sponville, que escreveu um livro - na minha opinião magnífico - chamado Pequeno Tratado das grandes Virtudes. E ele discorre sobre a humildade. Para ele, a humildade é o ateísmo, na primeira pessoa (eu): aquele que é verdadeiramente humilde é ateu de si mesmo.
Santa Terezinha dizia que humildade é simplesmente a verdade.
Vi que o diálogo envolveu um rico e um pobre. Dizem que Platão, o filósofo, era um homem rico, e morava num palacete mobiliado ricamente, cheio de tapetes caríssimos, etc. Já Diógenes (filósofo cínico), este vivia na praça pública e, segundo se diz, vivia nu, dentro de um barril. Um dia, Diógenes foi visitar Platão e, quando Platão abriu a porta de sua casa, para Diógenes entrar, este ficou esfregando os pés no tapete que ficava à soleira da porta. Platão percebeu algo no ar e perguntou: "O que v. está fazendo, Diógenes?" ao que este respondeu: "Estou esfregando aos pés a vaidade de Platão!" Mas Platão respondeu imediatamente: "Só se for com a vaidade de Diógenes". Neste chiste, a gente nota a vaidade do rico contra a vaidade do pobre.
Os filósofos cínicos (segundo seus biógrafos, "cinos" seria "kinos", cão, quem leva vida de cão) tinham - pasme - orgulho de ser pobres, de não ter nada. Émile Cioran, seguidor de Nietzsche e admirador da vida e ensinamentos de Diógenes, diz que este se masturbava em público e incentivava o desapego total dos bens materiais; contudo, tinha orgulho de ser como era.
Bom, falei, falei, mas não cheguei a conclusão nenhuma. Eu acho que, afora os exemplos de grandes seres-humanos, como Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dulce, São Francisco de Assis, Albert Schweitzer, Gandhi (Mohandas Karamchand, o "mahatma" - grande alma), Lao Tsé, enfim, excluídas as grandes personalidades que todos conhecemos, e pensando apenas em seres-humanos comuns, como nós, a humildade está num meio termo entre poder ter o seu dinheiro, seja ele do próprio trabalho ou, se a família é rica, da família mesmo, mas viver sem muita ostentação (é que às vezes a pessoa tem tanto, que não consegue esconder, isso escapa. Se não escapar demais, eu diria que a pessoa é humilde). No campo do conhecimento, humildade é saber, mas ao mesmo tempo saber que falta muito para conhecer. É também ajudar a quem está querendo saber (pois há pessoas que "pisam" nas outras com sua cultura). Humildade me parece, também, ser não querer que prevaleçam sempre as próprias idéias, aceitando as dos outros, &c. Acho que é uma série de coisas, que eu não saberia explicar. Mas normalmente a pessoa humilde é "low profile", na dela, sabe ser companheira, amiga, ou seja, a humildade é uma virtude que vem cercada de outras.
Ah, mais ou menos isso. Se deu pra entrar no debate, já está legal.
Beijinhos carinhosos do Thiago

Anônimo disse...

Humildade pra mim tem haver em saber, por exemplo: que em determinado momento se está errado e ter a coragem de adimiti-lo, saber que nem tudo que vc faz é certo, nem tudo que vc diz é correto, nem tudo que vc tem é o melhor e acima de tudo saber que nesse mundo ninguém é melhor que ninguém!
Mas claro que excesso de humildade, como qualquer excesso, pode ser ruim já que a pessoa pode achar que td que é dela é ruim ou inferior e por tanto se tornar uma pessoa sucetivel demais, que tem auto estima baixa (por isso talvez seja relacionado com pessoas de baixa renda).
Bjao

Jacqueline disse...

Adorei!
seu texto e os comentários!

Na minha "humilde" opinião (hihihhi)
penso que cada grupo social tem um conceito de humildade (falando na prática)
Para mim qdo alguém se diz humilde....já não esta sendo!
Humildade é saber admitir...
Não se fazer....
Não pisar....
Não querer aparecer...
Ter atitudes nobres...
e por ai vai....mas sem precisar anunciar!!!!

Acho que temos defeitos demais, para alguém se julgar humilde!!!

Temos sim algumas atitudes, onde a palavra se encaixa...mas é só!!!

beijos a todosss


Jacqueline